Quantas de vocês já ouviram a expressão “Marketing Digital”? Quantas ficaram a pensar no que consistiria e como poderiam aplicar esta expressão ao vosso negócio?

A expressão Marketing Digital pode parecer intimidadora, mas é nada mais nada menos do que a aplicação dos conceitos do Marketing tradicional aos meios digitais e suportes disponíveis atualmente.

Temos de admitir, a internet revolucionou completamente o comportamento dos consumidores e por consequente, dos negócios, tornando-se uma ferramenta imprescindível para qualquer negócio. Por isso, mais do que perceber o que é o marketing digital, é necessário aplicá-lo e testar, testar, testar.

De forma simples, o seu público-alvo está constantemente online, conectado ao seu smartphone – a fazer pesquisas, a navegar nas redes sociais, a aceder a blogs, apps, etc. Tendo isto em conta, o que é que está a fazer para destacar o seu negócio, no meio de tantos outros?

Mas agora surge outra pergunta, por onde deve começar?

Comece por construir a sua persona do seu negócio

A sua persona, de forma simples, é o perfil que representa o seu cliente ideal, é uma persona que resume todos os principais atributos e características que o consumidor ideal da sua marca possui.

É essencial construir esta persona, pois esta dá-lhe a base e clareza necessária para toda a sua comunicação online – se não souber exatamente para quem está a comunicar, não vai conseguir comunicar com clareza.
E não, não vale a pena dizer que a persona do seu negócio é “toda a gente”, isso não existe e é, estrategicamente, impossível.

A criação desta persona vai ajudá-la a definir a sua comunicação – como comunicar, que conteúdo e mensagens deve comunicar, como delinear a sua estratégia de marketing digital, como compreender o comportamento de compra dos seus clientes, que conteúdo querem consumir, etc.

Vamos criar então a sua persona? Agarre em papel e caneta e construa a persona para o seu negócio:

– Nome, idade e sexo

– Cidade/localização

– Cargo/Profissão

– Nível de Educação

– Rendimento mensal

– Hobbies

– Redes sociais em que está presente

– Interesses/gostos pessoais

Agora que já tem a persona para o seu negócio, já pode de forma eficiente, comunicar!

Conteúdo, conteúdo, conteúdo!

Marketing Digital, na sua essência, é conteúdo. Quer seja em formato de vídeo, artigos, blogs, fotografias, etc, toda a internet é feita de conteúdo. A grande maioria dos empreendedores de sucesso na internet, devem esse sucesso ao seu conteúdo – conteúdo interessante, de qualidade e relevante para o consumidor. É exemplo disso os bloggers (que entregam conteúdo em forma de artigos escritos), youtubers (com milhares de seguidores, devido ao seu conteúdo em forma de vídeo), influenciadores (que entregam conteúdo em vídeo e fotografias e que conseguem influenciar os consumidores devido à sua autoridade). O que todos estes exemplos têm em comum é o conteúdo que entregam para os seus consumidores/fãs/seguidores com regularidade.

Memorize esta frase: O conteúdo que entregar tem de ser sempre de qualidade e sempre relevante para o consumidor.

Independentemente do seu negócio ou área, há sempre espaço para entregar bom conteúdo aos seus consumidores.

Pode criar os mais variados tipos de conteúdo: blog, conteúdo para redes sociais, campanhas de e-mail marketing, landing pages, e-books, vídeos, infográficos, podcasts, aplicações móveis, testes online, comparativos, webinários, kits, templates, etc. O importante é começar por algum deles!

Facebook

A sua estratégia de Marketing Digital deverá conter, uma estratégia para redes sociais. Quando falamos de redes sociais, é imperativo falarmos do Facebook, pois é a maior rede social e é, sem dúvida, uma oportunidade incrível para trabalhar o seu negócio a nível de Marketing Digital.

Comece por criar uma página no Facebook bem estruturada – uma página vai permitir chegar a mais pessoa (não, o seu perfil pessoal não é uma boa opção para o seu negócio). Crie uma página. O ideal é possuir uma boa foto de perfil e capa, um nome curto e objetivo e a categoria em que o seu negócio se insere.

Depois da página criada, é importante colocar todas as informações pertinentes, definir todos os parâmetros e diversos separadores – páginas com pouca informação ou informações insatisfatórias causam desconfiança por parte dos clientes.

Instagram

Para além do Facebook, não podemos negar a importância que o Instagram tem nos dias de hoje, o seu crescimento em Portugal é notório e é uma rede social que deve ter em consideração ao elaborar a sua estratégia de Marketing Digital!

Comece, assim como no Facebook, por criar um perfil no Instagram para o seu negócio, em coerência com a sua página do Facebook. Mantenha a sua marca/negócio simples e coerente sempre para não confundir os clientes!

Criar uma estratégia

Como referido no ponto 2, estas redes sociais vivem e alimentam-se de conteúdo! Crie uma estratégia que abrange, para já, estas duas redes sociais!

O seu conteúdo tem de sobressair em relação aos outros, por isso é que é preciso elaborar cuidadosamente a sua estratégia, de forma a entregar conteúdo que, à partida, vai gerar bons resultados.

Pensar nos conteúdos que vai entregar antecipadamente é muito importante, acredite, as grandes marcas que vê, têm estratégias extremamente bem pensadas e delineadas com imensa antecedência.
Pode, em certos momentos, publicar conteúdo espontâneo, se isso fizer sentido para o seu negócio e para os seus seguidores, por exemplo, se for um negócio que vende um produto artesanal, porque não mostrar uma das etapas do processo de artesanato? É conteúdo relevante para os seus seguidores, que conseguem ver, de forma clara, o fabrico do produto que vão comprar/já compraram.

No entanto, não há fórmula mágica para criar uma estratégia de sucesso para o seu negócio, o mais importante é que vá testando vários tipos de conteúdo para conseguir perceber quais deles geram um maior impacto. Lembre-se, o importante, é o que traz resultados.

Criar o seu calendário editorial de conteúdo

Torna-se fundamental para conseguir atingir bons resultados ter um calendário editorial que vá de encontro com a sua estratégia. O calendário editorial é, nada mais nada menos, do que um planeamento mensal dos conteúdos que vão ser entregues nas suas redes sociais.

Este calendário permite-lhe conseguir ver, de forma clara e objetiva, os conteúdos que precisa de entregar, dando-lhe tempo para os criar, escrever a descrição, fotografar, etc. Este calendário editorial também se torna uma boa ferramenta para a responsabilizar, pressionando-a a produzir conteúdos relevantes para os seus seguidores.

Para criar o seu calendário, comece por definir o tipo de conteúdo que quer publicar (podem ser fotografias, vídeos, histórias, texto, citações, etc), defina as hashtags a utilizar, defina quem é o público-alvo desse conteúdo e a regularidade das publicações.

Acima de tudo, publique aquilo que se sente bem a publicar, desde que traga resultados. Não se esqueça, não há nada mais importante do que testar, experimentar, alterar, ver o que resulta para si e para o seu negócio!